segunda-feira, 9 de julho de 2012

Disto dos exames e entrada na faculdade.

Como eu estão muitos neste momento! E não porque não se esforçaram, porque não trabalharam/estudaram durante o ano para ter boas notas e ir com uma boa nota final aos exames. Ao longo destes 3 anos vi bastante gente com sorte muita sorte com os stores e depois acabam com médias fabulosas, no entanto vi também alunos excelentes que os professores é complicado subiram um valor ou outro. Acreditem ou não há cães e cadelas com muita sorte que vão sempre safar-se na vida até um dia. Eu posso não ser uma pessoa inteligente, que tira muito boas notas, até ao 11º tirava 11 a 16 de notas, logo a média desses anos só me lixa a média deste ano. Mesmo assim, este ano os stores não ajudaram nada, alguns claro, porque felizmente no meio de 5 ainda há 1 ou outro que é justo. Tive pessoas que tinham 18 de média dos 3 períodos e que a stora deu 20 sendo uma disciplina de opção e sem exame. Sabem o que um 20 fazia na minha média? UM MILAGRE! Mas temos que aceitar não é? Eles é que já estão ali a ganhar o deles pouco lhe importa se nós entramos ou não no curso que ambicionamos. 
Os exames não provam o nosso esforço ao longo do ano, é que nem venham com tretas. Porque em 2h30 ninguém sabe se aquele aluno se esforçou ou não. Tanto pode ser um aluno excelente e chegar lá e não conseguir tirar mais que um 14, como pode ser um aluno mau e estudar imenso para aquilo e chega lá e pumba , um 12 que seja no exame. Eu falo por mim que a Biologia na qual tive 14 no 11ºano cheguei a exame e tirei um mísero 9, e é a disciplina que mais gosto. E acreditem que estudei imenso para aquilo mas biologia é interpretar, aliás nem sei porque se designa "Exame nacional de Biologia-Geologia", porque de matéria tem pouco e até nas de resposta aberta aquilo é inventado ou algo do género que sai de lá cada teoria...
Sempre tive uma grande ambição, tirar o curso de sonho para muitos, no entanto no 10º não tive notas belíssimas para que continuasse a acreditar. Baixei as expectativas. No 12º andei a ver mais cursos e lá achei a um com algo de interessante e perto do que ambicionava desde sempre. E hoje ainda se matém, mas se não tiver as notas pretendidas nos exames vai-se tudo ao ar. E isto já a contar que não entro no Porto.
Pronto, isto é aquilo que eu sinto por 3 anos de estudo que nem sei se vão realmente valer a pena. 
Resta-me somente estudar mais e mais. 

Desejo muito boa sorte a todos que vão à 2º fase de qualquer exame, que corra pelo melhor e que consigam atingir os vossos objectivos! 

Um beijinho da vossa P. 

15 comentários:

Anónimo disse...

Já passei por isso no ano passado, em que os resultados dos exames não espelhavam os meus conhecimentos e voltei à segunda fase, mesmo concorrendo à primeira com as notas dos primeiros exames.
O que importa é não desistir e tentar de todas as maneiras possíveis. Boa sorte :)

CatarinaO. disse...

P. tem calma. Eu fiz os exames no ano passado e nem me correram mal, e no entendo vim estudar para longe de casa porque o curso que queria na universidade que queria tinha 1 valor a mais que a minha média. Estou a estudar longe de casa, e não podia ter pedido uma experiencia melhor. Vai tudo correr bem.

Marder disse...

Tens de ter calma.
Eu nunca fui uma aluna excelente, era boa aluna e tinha boas notas (mas estudava que me fartava) e ficava super chateada com os professores que subiam as notas a alguns alunos da turma que queriam ir para medicina (e de 3, só entrou um e foi porque entrou no exército).
Eu na 1ª fase não tirei a nota que queria a matemática, sai do exame já na ideia que tinha de ir à 2ª fase. Na primeira tirei 13 e na segunda 18. Entrei no curso que queria e na escola que queria na 2ª fase. E se não tivesse conseguido, experimentava a 3ª fase.
Não podes é desistir, e vais ver que consegues, com muito esforço é certo.

aFilipa. disse...

Boa sorte para ti também. Vai correr tudo pelo melhor, temos que ser positivas!

Luana disse...

Vais ver que no final tudo vai correr bem. Eu nunca fiz exames, mas já fiz provas GPS e testes e fichas que me decidiam se eu ia passar de ano ou não, mas eu sei que isso não é tão puxado nem se compara a fazer um exame. Mas eu sei que vai correr-te bem, apenas tens de ficar positiva. Não podes desistir. Concentra-te nos teus objectivos, deixa tudo para trás, menos os objectivos - isso, é super importante! Nunca desistas. Concentra-te, aplica-te e, acima de tudo, acredita :')

Luana disse...

Já agora, sigo e adoro! Gostava que tu também me seguisses.*

Filipe Liberato disse...

Força nisso P., tu consegues :)

Smile disse...

Tem calma , querida :) Vais ver que corre tudo bem *.*

P. disse...

o meu problema é que nao posso nem concorrer à 1º só posso concorrer à 2ª e se tiver mais de 9,5.
Obrigada!! (:

P. disse...

O meu problema não é ir para longe, o meu problema é tirar notas positivas nos exames e boas para entrar no que quero, mesmo que entre em Vila Real ou Aveiro. Assim espero!

P. disse...

Eu estou a esforçar-me! É o meu futuro e o meu sonho! Tenho que conseguir!!!

P. disse...

Obrigada :) Temos mesmo!!

P. disse...

Muito obrigada :)

P. disse...

Temos que acreditar não é? e lutar também, por isso vamos a isto!
Obrigada Filipe! :)

P. disse...

vou tomar cházinho de camomila a ver se os nervos acalmam ;)
Assim espero!! :)