sábado, 16 de junho de 2012

E já que tudo falo do mesmo...

Sim, estamos na época de exames, tudo fechado em casa a marrar. Eu que vou fazer 3 ando a ver-me aflita, sinceramente o que mais me assusta é sem dúvida o de Português, porque ninguém sabe o que raio sai para ali e como eu tive uma prof excelente este ano nem sei como estou tão aflita (ironia). Tenho um feeling que vai sair Fernando Pessoa ou Saramago, espero sinceramente que não me espetem com Felizmente Há luar porque se não sou eu que quero uma fogueira, para queimar o exame.. 
Eu adoro ler, adoro. Principalmente poemas, se forem emocionantes se não, não tem piada nenhuma. Mas aquilo que eu não consigo fazer de todo é ver para lá figuras de retórica, interpretar o que os gajos querem lá dizer nas entrelinhas, se ainda for dos heterónimos ainda pesco alguma coisa, eles eram sentimentalistas e tal não custa muito, já se for um outro qualquer de origem desconhecida para mim, ui que vejo aquilo já tudo do avesso. Nunca fui grande aluna a Português, mediana vá, mas gramática sempre detestei. Orações?! Nem me falem nisso que quando mais estudo isso menos percebo... A nova gramática até percebo, mas quando os senhores que la decidiram mudar a gramática mudam aquilo tudo fico chateada, claro que fico chateada! Eles inventaram verbos transitivos, intransitivos, os dois juntos, directos ou indirectos ó pá ninguém percebe. Até há 3, 2 anos nem sabia que raio era isso. Depois é assim, ou tu sabes escrever lindamente, não te enganas em nada na pontuação e safaste lindamente no exame, ou então, até tens um jeitinho mas na pontuação falha uma vírgula ou um ponto e lá se vai 0,5, 1, 2 valores e quem tinha exame de 18 passa para 16 ou menos. Enfim, não sei no que isto vai dar mas gostava seriamente de manter o meu mísero 15 a português.
Agora, vou só ali estudar "O" Pessoa e olhar para a gramática.

Good luck for everyone and wish me luck too! 

P.

3 comentários:

Filipe Liberato disse...

Como te compreendo! Para mim, sem dúvida, é o que tenho mais receio também. Eu não percebo muitas vezes a função sintáctica, porque uma coisa que me parece complemento directo é o sujeito e ao contrário também, tipo... 0!
Boa sorte para ti também :)

- Dii - disse...

Se sair pessoa ao menos que a mensagem... porque que eu de heterónimos e ortónimos não pesco nadaaaaaa.

Bad disse...

E eu vou fazer 4... que medo!