sábado, 25 de agosto de 2012

"Quem vê, quer ver. "


"Acabar com a RTP2? Com o único canal em sinal aberto que não olha para as audiências, mas sim para a cultura dos Portugueses? Com o canal cujo serão (horário nobre) não está repleto de telenovelas, mas sim de documentários e séries? Sinceramente, não concordo com este fim.
A RTP2 sempre foi o canal "diferente" (no bom sentido), o canal do conhecimento e da cultura, da Ciência e da História. Sempre transmitiu conteúdos diferentes dos "típicos" canais generalistas, que lutam desenfreadamente pelo "share". Aqueles que apenas difundem aquilo que a maior parte da população deseja. As telenovelas, os "reality shows", as notícias chocantes, o "jet set". Esquecem-se que as pessoas não vivem só disso.
Com o fecho da RTP2, ficamos apenas com três canais em sinal aberto. Em qual país da Europa há assim tão poucos canais? Assim, as pessoas irão aderir muito mais à TV por cabo (por subscrição), gastando parte importante do seu rendimento para visualizarem canais cm conteúdos mais abrangentes, coisa que a RTP2 faz. E qual será a "cultura" que a população sem TV por subscrição terá? A das telenovelas... Aí o fosso entre ricos e pobres aumentará, não só a nível monetário, mas também a nível cultural, pois os "ricos" poderão ver "National Geographic", "Canal História", "FOX", "Eurosport", entre outros; enquanto os "pobres" terão de se contentar com "RTP","SIC" e "TVI".
A RTP2 tem como mais valias transmitir documentários, séries, notícias (sem ser às 20h, pois há pessoas que, devido ao horário laboral, não têm possibilidade de ver TV a essa hora), outros desportos além do futebol, desenhos animados e muito mais.
Não deixemos que isto aconteça. Lutemos pela nossa cultura, para um Portugal mais culto. Vamos provar que a Cultura não tem preço, todos têm direito a ela, e todos têm o dever de a conservar e de a transmitir." 
Retirado daqui  

Petição Online - Não custa nada juntar o nosso nome ! 

2 comentários:

Will, Salvador Will disse...

Já assinei a minha :)
Asério?! porque?! ;p

béu disse...

Já assinei. Muito bem dito!