quinta-feira, 17 de maio de 2012

Gosto de ser observadora.


Os detalhes fazem toda a diferença mas são poucas as pessoas que neles reparam. A maioria, com todo o stress que as suas vidas acarretam, não apreciam a beleza completa de um pôr do sol, não observam a quantidade de gases tóxicos que ficam no ar quando estamos em hora de ponta, não reparam naquilo que as pessoas são em diferentes situações. Julgam que a nossa expressão é a mesma perante tudo, que somos apáticos quando, na realidade, há pequenos detalhes que mostram e demonstram aquilo que nos vai na alma. 
Já eu sou uma pessoa que repara nos mais pequenos pormenores, que decora cada detalhe de coisas que, para a maioria, não tem interesse algum. Por um lado, quando se tratam de novos conhecimentos, sou capaz de conversar com alguém e saber uma ou outra curiosidade, porque mais ninguém se lembrou que x ou y assuntos seriam interessantes. Resumindo: posso dar um ar da minha graça. Por outro lado, posso fazer uma apreciação crítica daquilo que me rodeia, incluindo pessoas. O facto de observar alguém, os seus gestos, as suas reacções, (...), permite-me traçar um perfil psicológico (falível) que me conforta. Sei, à partida, o que esperar dali. É certo, o ser humano é um ser traiçoeiro! 
Uma pessoa que retém  tantos  detalhes dos outros, não poderia deixar de deter inúmeros detalhes. Sim, sou cheia de detalhes! Adoro quando os começam a identificar. Prestaram atenção ao que faço e decidiram guardar uma parte de mim. Normalmente, como coro muito rapidamente e muitas vezes, os meus amigos julgam ser essa a característica que me denuncia. Pois estão redondamente enganados. Também eu estava, quando julguei que ninguém soubesse o que me acontece em algumas situações. Hoje, disseram-me com toda a naturalidade e carinho que o meu maior detalhe era o pestanejar acelerado quando fico nervosa. Um nervoso diferente que só uma pessoa causa. Fiquei envergonhada e completamente derretida ao ouvir aquilo. Mal sonha o porquê daquele pestanejar. Qui ça se mais uns dias de observação e chega lá. 
Para mim, são os detalhes que dão contornos à nossa vida. São eles que marcam a nossa diferença, a nossa presença no meio de muitas outras.  Há sempre um detalhe que muda a nossa perspectiva, que nos torna mais ricos. São eles que fazem a arte, que nos tornam especiais. 
Os olhos são o espelho da alma mas são também o reflexo do mundo!

M. 

Sem comentários: